segunda-feira, 28 de junho de 2010

Planejamento Interdisciplinar


Realizei com a colega Luciléia um planejamento interdisciplinar, envolvendo as áreas de História e Geografia, para uma turma de 8º Ano. Os conteúdos desenvolvidos, na ocasião, foram: Proclamação da República – Participação Popular e por que alguns países desenvolveram e outros não? – O subdesenvolvimento também tem origens internas.
Em Geografia, pude estabelecer uma interrelação fantástica entre os conteúdos. Percebi que durante as seis aulas propostas, os alunos conseguiram realmente compreender o assunto trabalhado, fazendo relação entre os conteúdos inclusive percebendo as conseqüências dos fatos passados a luz dos dias atuais.
Confesso que, todo o processo, desde o planejamento até a culminância com a execução das aulas foi satisfatória, onde inicialmente selecionei os vídeos “Nosso Tempo e Outros Tempos” e “Heranças e Diferenças”, História e Ciências – Parâmetros Curriculares Nacionais que retratam o assunto em pauta, bem como busquei a sinopse do mesmo para conhecimento de sua ficha técnica. Assisti e em seguida o exibir para a turma que, já com um conhecimento prévio, elencou algumas questões, como: Como se dão os golpes militares? E as guerras civis? E as trocas de privilégios? Que influencia tem a elite sobre o subdesenvolvimento?
As questões foram reorganizadas e os grupos divididos, para que cada um, em posse de um tema, realizasse sua pesquisa tendo como fonte, a Internet e outras referências bibliográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário